1ª BANDA DE VETERANOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO – 1ªBVEB Fundadores: Maestro Prof. Rodrigo Jansen / Engenheiro de Produção Carlos Dias
No ano de 2019, no Estado do Rio de Janeiro o Professor de Letras e Maestro Rodrigo Jansen, juntamente com o Engenheiro de Produção
Carlos Dias, ambos da reserva pró ativa do Glorioso Exército Brasileiro. Aproveitaram o novo período de política do Brasil, que é de mudanças e elaboraram então um projeto extraordinário e inovador, com a experiência adquirida através do período de permanência no Exército Brasileiro, agregaram também um sentimento patriótico e criaram a 1ª Banda de Veteranos do Exército Brasileiro (1ªBVEB).
O que faz nos diferenciar das demais banda? Todos os envolvidos no projeto são categoricamente Reservistas Pró Ativos do Exército Brasileiro comprovados documentalmente através do certificado de reservista de primeira categoria: Sem vícios, boa aparência, bom relacionamento interpessoal e músicos que atuaram em diversas unidades militar de todo o Brasil e não permaneceram no serviço militar ativo por diversos motivos, principalmente políticos em gestões anteriores do país.
A banda hoje é composta por aproximadamente 70 músicos profissionais e que atuam em suas vidas particular em orquestras ou lecionam aulas particulares para as suas subsistências ou em caráter voluntário.
Os seguintes músicos profissionais dos seguintes instrumentos: Bombardino, Clarineta, Flautas-Transversal / Flautim-ccolo, Lira, Percussão, Sax-Auto / Sax-Tenor, Tromba, Trombone e Trompete.
Nossos Objetivos:
⦁a) Com a 1ªBVEB > (1ª Banda de Veteranos do Exército Brasileiro) Manter e cultuar as tradições dos músicos militares nas unidades de todo o país, onde cada comando possa necessitar de uma Fanfarra ou Banda de Música por não ter o capital humano do músico em seu corpo de tropa.
b) Ensinar aos Jovens e Crianças o conceito da música e dos símbolos nacionais com intuito de resgatar os conceitos de civismo e cidadania perdido por gerações anteriores.
⦁Criação da BPSEB > (Banda Pró – Ativa Sinfônica do Exército Brasileiro). Banda aos moldes da (Banda sinfônica do Exército) Criada pela portaria n°45-DEP de 25 de Julho de 2002 pelo então comandante do Exército, General Gleuber Viera, com sede em São Paulo-Capital e vinculada ao Comando Militar do Sudeste (Base de Administração e Apoio do Ibirapuera).
⦁Criação da BHEX > (BANDA HISTÓRICA DO EXÉRCITO BRASILEIRO) Banda criada exclusivamente para atender a epopeia das tradições dos nossos músicos no teatro de operações da Itália na 2ª Grande Guerra Mundial. A referida banda irá entoar apenas músicas, dobrados ou canções alusivas aquela época em homenagem ao nosso patrono.
Carta destinada a Avó do maestro Jansen, no período de guerra onde o SD. Jorge de Souza, ainda noivo da Sra. Alberíca de Souza do Nascimento FEVEREIRO DE -1945
Os nossos primeiros ensaios em uma sala se deus através do privilégio de ensaiarmos nos estúdios da Banda de Música da ESLOG (Escola de Sargento de Logística) Nesta atividade, o lendário Maestro mais antigo do Brasil no quadro de Músico do Exército, o CAP Santiago que é um ser fantástico e de grande luz própria, ratificou toda a sua nobreza e generosidade ao reconhecer nosso potencial e grandes valores que poderíamos contribuir para o Exército Brasileiro. O Maestro, Mestre e Professor CAP.QAO. José SANTIAGO Cristóvão, incorporou no Exército Brasileiro no ano de 1968 no Regimento Sampaio e lá ficou por 14 anos ininterruptos. Este Maestro, não é só um orientador e Professor e sim, um pesquisador do ser humano. Uma pessoa grandiosa como as tradições do Exército de Caxias um exemplo à ser seguido por todos nós. Ao Capitão Santiago um formador de homens nosso muito obrigado pelo seu legado de vida nas fileiras do Exército!