em destaque

TALENTO DA CEARENSE BIANCA CRISTHIE NA CONEXÃO ITÁLIA BRASIL

TALENTO DA CEARENSE BIANCA CRISTHIE NA CONEXÃO ITÁLIA BRASIL

Influência da moda no Design de Interiores






   

      A moda tem muitas funções em nossa sociedade, criação de novas tendências, costumes e cores são algumas das responsabilidades do mundo da moda, mas como ela age no design de interiores?

     Uma das principais influências fashions na decoração é das cores utilizados em um projeto pois procuramos sempre seguir as tendências de cores de cada estação sejam elas em objetos, paredes ou mobiliário. As cores no design de interiores e na moda requerem um grande estudo, pois é importante saber o que realmente quer se passar para o público com o tom escolhido,para isso utilizamos alguns recursos como o círculo cromático onde é possível criar várias combinações de paletas monocromáticas, complementares, análogas, entre outras. Também é necessário um conhecimento sobre a psicologia das cores que inclusive pode variar de acordo com a região, já que a mesma cor pode ter diferentes significados de acordo com a cultura de cada povo, por isso o designer responsável deve tomar bastante cuidado na escolha dos tons. Um exemplo disso é o vermelho em muitos lugares essa cor pode ser lembrada como amor e paixão, mas já em partes da África do Sul a mesma cor pode representar o luto.

     Muitas pessoas sentem receio em deixar suas casas mais coloridas e acabam optando por projetos em tons neutros, sendo que as cores possuem a capacidade de estimular fisiologicamente e psicologicamente a vida de todos nós. Na hora de colorir um ambiente devemos nos atentar a dois fatores, os componentes macro que são as paredes, piso, móveis grandes e tudo o que está em maior quantidade no cômodo. E também aos componentes micro que se trata dos objetos de decoração e pequenos móveis. Em grande parte das decorações  utilizamos os componentes macro com tons suaves e nudes, já os pequenos objetos decorativos passam a receber cores mais fortes, isso acontece para que não ocorra um impacto negativo com muita informação em um ambiente.

   Outro ponto dessa parceria entre moda e decoração é o no uso de estampas, se está em alta roupas e acessórios com “Animal Print”, também conseguimos inserir esse estilo no design de interiores seja em almofadas, detalhes em móveis, quadros, entre outros. Muitos designers atualmente já oferecem coleções que unem as duas áreas ao mesmo tempo, um exemplo disso é a marca italiana Missoni que possui suas estampas aplicadas em peças para o vestuário e decoração. Vale ressaltar que o mundo da moda também pode sofrer influências da arquitetura e decoração principalmente no uso de novas formas, materiais e texturas.



Bianca Cristhie - Interiorior Designer

@cristhie.designer



Por : Sandra Bandeira Nolli